Simulado de Português

Simulado de Português
Numero de questões para responder:"10"
Nº: 1 ID: Q-967

Estima-se que, até o fim deste ano, o número de pessoas vivendo na miséria no Brasil crescerá de 2,5 milhões a 3,6 milhões, segundo o Banco Mundial. O número de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza passou dos 16 milhões, em 2014, para cerca de 22 milhões neste ano, de acordo com o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social). Em momentos assim, o Brasil depara com outra chaga, diferente da pobreza: a desigualdade. Os mais ricos se protegem melhor da crise, que empurra para baixo a parcela da população já empobrecida. Por isso, o FGV Social alerta sobre um aumento relevante da desigualdade no país. Ela já subiu no ano passado, na medição que usa um índice chamado Gini. Foi a primeira vez que isso ocorreu em 22 anos. Trata-se de um fenômeno especialmente ruim num país em que a desigualdade supera a normalmente encontrada em democracias capitalistas. Para piorar, descobrimos recentemente que subestimávamos o problema.

Até o ano retrasado, a régua da desigualdade era organizada só com o Índice de Gini, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Por esse método, ficavam de fora do quadro os rendimentos que principalmente os mais ricos conseguem de outras fontes, que não o salário – a renda do capital, oriunda de ativos como aplicações financeiras, participação em empresas e propriedade de imóveis. Isso mudou quando a Receita Federal publicou números do Imposto de Renda (IR) de pessoa física de 2007 em diante. Os números mais recentes, referentes a 2015, foram abertos em julho deste ano. Eles evidenciam que a concentração de renda no topo da pirâmide social brasileira é muito maior do que se pensava. A análise restrita às entrevistas domiciliares indicava que o 1% mais rico de brasileiros concentrava 11% da renda. Com os dados do IR e do Produto Interno Bruto (PIB), essa fatia saltou para 28%. (Época, 13.11.2017)

Assinale a alternativa em que o termo em destaque está empregado no texto em sentido figurado.

Nº: 2 ID: Q-2285

Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que teve sua grafia afetada com a nova ortografia.

Nº: 3 ID: Q-1089

O termo destacado na frase – … é uma centenária loja de departamentos dos EUA que se celebrizou por jogar seus preços na lua… – forma uma expressão com sentido de

Nº: 4 ID: Q-1152

O termo destacado – Eles se ajudam e se revezam para alcançar um bem comum. – expressa

Nº: 5 ID: Q-1272

Assinale a alternativa em que as duas expressões destacadas introduzem na frase, respectivamente, as circunstâncias de modo e tempo.

Nº: 6 ID: Q-1409

O trecho “Como minha casa era muito
segura, com grades nas janelas e trancas internas
nas portas, não fiquei muito preocupado (…)” pode
ser reescrito da seguinte forma, sem perda de
sentido:

Nº: 7 ID: Q-1320

Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o “Marechal de Ferro”. Em 1892, um senador-almirante e políticos sediciosos __________. Ele avisara: “Vão discutindo, que eu vou mandando prender”. Encheu a cadeia, e o advogado Rui Barbosa bateu às portas do Supremo Tribunal Federal para _________. Floriano avisou: “Se os juízes concederem habeas corpus aos políticos, eu não sei quem amanhã ________ o habeas corpus de que, por sua vez, necessitarão”.

(Élio Gaspari. Folha de S.Paulo, 11.12.2016. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

 

Nº: 8 ID: Q-1458

Fragmento do texto: Depois, gerou ambientes institucionais para que os produtores encontrassem soluções para desafios estruturais – como logística, crédito, capitalização e recursos humanos. muito o que fazer nessas áreas, mas no que dependia dos produtores há avanços. O setor não esperou por “salvadores”; coletivamente arregaçou as mangas e foi buscar conhecimento, aproveitando inclusive a fase de boom das commodities.

Caso quiséssemos apenas alterar o tempo e o modo verbais da forma verbal Há (linha 3), fazendo-se os ajustes necessários no restante do parágrafo, todas as possibilidades a seguir manteriam a correção do texto, EXCETO:

Nº: 9 ID: Q-1539

Motoristas e cobradores do transporte público de Itajaí voltaram ao trabalho por volta das 15h30 desta sexta-feira [07.04.2017], após uma ______________ que começou às 10h. Eles protestavam contra o ______________ nos salários. A empresa informou que não tinha dinheiro para fazer o depósito. Houve uma reunião no fim da manhã. A prefeitura ______________ e a empresa concordou em depositar os salários até o início da tarde.

(http://g1.globo.com. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:

Nº: 10 ID: Q-1609

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal.

Faça seu Cadastro

Conectar