CESPE 1

CESPE 1
Numero de questões para responder:"20"
Nº: 1 ID: Q-33452

Considerando as ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

No texto, o autor parte do princípio de que a vida do homem moderno é mais simples do que a de seus antepassados.

Nº: 2 ID: Q-33459

O texto classifica-se como dissertativo-argumentativo.

Nº: 3 ID: Q-33464

Entende-se do texto que o ser humano historicamente abre mão de seu conforto para trabalhar.

Nº: 4 ID: Q-33469

Na linha 4, a expressão “em que” pode ser substituída por onde, preservando-se a correção gramatical e o sentido.

Nº: 5 ID: Q-33473

A fim de preservar a correção gramatical, cabe uma vírgula imediatamente após a palavra “humanidade” (linha 1).

Nº: 6 ID: Q-33479

Na linha 6, o conectivo “no entanto” transmite valor adversativo, por isso pode ser substituído pela conjunção “mas”, mantendo-se o sentido e a correção gramatical.

Nº: 7 ID: Q-33486

Na linha 22, o verbo “esteja” está flexionado no modo subjuntivo tendo em vista a presença da conjunção “embora”.

Nº: 8 ID: Q-33491

O sinal de dois-pontos ocorreu pelo mesmo motivo nas duas ocorrências em que se encontram: nas linhas 6 e 12.

Nº: 9 ID: Q-33499

O vocábulo “Mesmo”, na linha 21, não apresenta valor de certeza, mas de inclusão.

Nº: 10 ID: Q-33502

O autor emprega a frase “Pela primeira vez na história da humanidade adquirimos a possibilidade de ganhar o sustento sem levantar da cadeira.” (linhas 1 e 2) para transparecer uma visão positiva da vida moderna.

Nº: 11 ID: Q-33510

A expressão “fazer exercício e sair da cadeira” (linhas 41 e 42) é o predicativo da oração “é preciso”.

Nº: 12 ID: Q-33514

Na linha 35, a exclusão da vírgula após “sedentários” incorre em prejuízo gramatical.

Nº: 13 ID: Q-33518

Os conectivos “Ao contrário” (linha 18), “embora” (linha 22) e “se” (linha 22) transmitem valores de oposição, concessão e condição, respectivamente.

Nº: 14 ID: Q-33526

As ocorrências da preposição “para” (linhas 11, 24 e 41) apresentam o sentido de finalidade.

Nº: 15 ID: Q-33524

Os conectivos “Ao contrário” (linha 18), “embora” (linha 22) e “se” (linha 22) transmitem valores de oposição, concessão e condição, respectivamente.

Nº: 16 ID: Q-33536

A locução “vem cobrando”, na linha 6, está sendo empregada com o sentido de ação em desenvolvimento ao longo do tempo, desde o passado até o presente.

Nº: 17 ID: Q-33541

A locução “vem cobrando”, na linha 6, está sendo empregada com o sentido de ação em desenvolvimento ao longo do tempo, desde o passado até o presente.

Nº: 18 ID: Q-33549

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

  1. A redação oficial deve caracterizar-se por clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização, e uso da norma padrão da língua portuguesa.
Nº: 19 ID: Q-33560

Uma vez que o princípio fundamental de toda administração pública é o tratamento igualitário, a redação oficial deve utilizar-se de linguagem coloquial para que todos possam ter acesso aos atos e comunicações oficiais.

Nº: 20 ID: Q-33556

Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

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