Planejamento para concurso: progressão e consolidação do estudo

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje quero falar um pouco sobre a forma como você, concurseiro ou concurseira, estuda ou tem um planejamento de estudo para o seu concurso público

Mais do que isso: escrevo este artigo para lhe auxiliar na rotina de estudo. Hoje, falarei sobre duas palavras bastante importantes: Progressão e Consolidação. 

Planejamento de estudo para concurso: dicas sobre Progressão e Consolidação

Se você tiver em mente ambas as palavras, progressão e consolidação, o seu estudo visando a um concurso público, com toda a certeza, está não só bem planejado, como também bastante organizado

Estudo Progressivo

O interessante do estudo progressivo é que você sempre estará em busca de novos conhecimentos

Você pode estar pensando: “Terror, como assim o termo ‘progressão’ pode estar se referindo ao ato de buscar conhecimento?” 

Farei uma analogia, ou seja, um exemplo semelhante que explicará melhor o que acabei de apresentar: 

Analogia sobre Estudo Progressivo

Na guerra, a tropa progride para alcançar a linha inimiga e conquistar seu objetivo. Desse jeito, a tropa vai avançando em busca do inimigo. Em outras palavras, essa forma progressiva auxiliará os combatentes para que eles conquistem, por exemplo, novas bases ou até novos objetivos.

Assim como esses soldados, você também deve visar à progressão: a busca de conhecimento novo. Ou seja, você sempre precisa progredir para adquirir conhecimento novo!

  

Por Luiz Reis, para o site Forças Terrestres (clique na imagem para acessá-lo)

Entretanto, deve-se entender que, para a tropa progredir em cada missão, ela precisa ter cuidado. Desta forma, os combatentes devem ter atenção em relação àquilo que está ao lado, ou o que pode aparecer na retaguarda deles  — ou até no céu, por meio dos paraquedistas.  

É perceptível que, tal como a tropa que não só progride em suas missões, mas também consolida as conquistas ao decorrer da guerra, você terá o mesmo caminho em seu estudo.

Afastando-se da analogia, o que desejo expressar é: no ciclo de seu estudo, você terá sempre que progredir, por meio da aquisição de conhecimento novo, e, logo após, consolidar o que foi aprendido a partir de uma revisão!   

Confira a seguir nossas dicas de planejamento de estudo para o seu concurso público:

Planejamento para concurso: Ciclo de Estudo

O seu estudo sempre deve ser feito a partir de ciclos. Assim, esse ciclo será a sua semana. 

Você pode estar se perguntando: “como, então, eu faço para planejar esse ciclo, Terror?” 

De início, você precisa distribuir as disciplinas de acordo com os dias da semana que terá para focar em seu estudo. Porém, fique atento: nesta semana, você conseguiu progredir e consolidar o assunto que foi estudado

Em outras palavras, organize seu estudo e separe, por exemplo, dois dias (ou duas ou três horas por semana) para consolidação do conhecimento aprendido por meio da revisão.

Vamos ver um modelo de ciclo de estudo planejado a partir do último Edital da Polícia Federal para o cargo de Agente. 

Ficou interessado(a) em saber mais sobre o assunto? Temos um vídeo exclusivo sobre Ciclo de Estudos. Para conferir, clique aqui ou no botão abaixo:  

Modelo de Ciclo de Estudo

De acordo com o Conteúdo Programático para o cargo de Agente da Polícia Federal, a prova da PF espera que o candidato tenha adquirido conhecimento em 7 conteúdos gerais de Língua Portuguesa

  • 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;
  • 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
  • 3. Domínio da ortografia oficial;
  • 4. Domínio dos mecanismos de coesão textual;
  • 5. Domínio da estrutura morfossintática do período;
  • 6. Reescrita de frases e parágrafos do texto; e
  • 7. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 

Para uma conta arredondada, vamos dividir os conteúdos neste modelo de um turno por dia:

No modelo acima, é possível perceber o planejamento do estudo baseado na Progressão e Consolidação!

Nos dias úteis, você terá 5 dias, com turnos diferenciados — a pensar em sua disponibilidade, para progredir no estudo desses conteúdos listados. Depois, no final de semana, você terá 2 dias, com turnos também a depender de sua disponibilidade, para consolidar os conteúdos adquiridos com a revisão!

Planejamento de estudo para concurso: Revisão

Embora pareça pouco tempo específico para a consolidação do estudo, na revisão você irá reler os resumos que havia feito, visualizar as marcações feitas no material escritopegar as anotações do caderno em que você tinha registrado algum tipo de dúvida.

Ou seja, essa forma de recapitulação do que se estudou é rápida!

Por exemplo, caso seu estudo progressivo, de segunda a sexta, tenha sido por meio de videoaulas, nas quais você fez as questões corretamente, o próximo passo é a Revisão!

Dentro seu planejamento de estudo, separe 2 horas para revisar os conteúdos de Português, através de releituras e marcações feitas. Tome cuidado, pois a revisão não é uma releitura do material estudado ou uma revisitação daquela videoaula. Isso seria estudar novamente, em oposição à consolidação do que foi aprendido.

Caso sinta dificuldade no conteúdo, você deve reler os textos ou reassistir aos vídeos. Dessa maneira, será possível perceber em quais momentos teve dificuldade na aprendizagem da matéria e, em razão disso, deve-se estudar mais

Depois da revisão do material, você irá fazer um Batidão de Questões!

Planejamento de estudo para concurso: Batidão de Questões

Para o Batidão de Questões, é simples: você escolherá 30 questões de determinado conteúdo. Feito isso, você irá marcar em seu caderno que horas se iniciou o Batidão, irá colocar a numeração de 1 a 30 para completar com o gabarito que julga estar certo

Não esqueça de cronometrar e registrar o ganho que você teve, isto é, a porcentagem na bateria de questões!  

Planejamento de estudo para concurso: Consolidação 

Imagine que você seguiu à risca a dica de planejamento, conseguiu finalizar todos os conteúdos de estudo e ainda assistiu a todas as videoaulas, antes mesmo da publicação do edital do seu concurso público. A partir disso, você irá redistribuir o seu tempo, para que seu ciclo de estudo seja só para Revisão

Após o seu estudo progressivo ter sido concluído, você irá consolidar o conhecimento adquirido de segunda a domingo.

O melhor momento para Consolidação do conteúdo é logo quando sai o edital. Pense só: você estudou todo o conteúdo, já fez diversas baterias de questões e progrediu na aquisição de conhecimento para a prova. Ao término de sua Progressão, o edital do concurso é publicado! Que beleza!

Você estará, neste momento, já no momento de Consolidação do seu estudo, revisando tudo aquilo que foi aprendido e adquirido. E como?

Consolidação do estudo: refaça as questões dos materiais

Você deve estar pensando: “Como assim, Terror, refazer questões? Mas eu já fiz uma vez!”

Porém, não esquente a cabeça! Refazer as questões é também uma forma de consolidar o estudo! 

Ao contrário das primeiras baterias, você terá um outro ritmo, além de muito melhor, para trabalhar com as questões

Então, neste momento de Consolidação, você precisa  de um novo caderno, além de resgatar aquele utilizado no Batidão de Questões, no qual anotou as porcentagens de ganho de cada bateria e o seu rendimento, para um estudo dinâmico e comparativo.

Por exemplo, no caderno antigo está anotado que a 1° bateria da “Aula 01. Ortografia Oficial (Acentuação Gráfica)”, você teve um rendimento de 80% ao praticar com as 30 questões. Agora, no caderno novo, você irá fazer uma nova bateria, com as mesmas 30 questões da 1° aula, marcando uma nova rodada com: o tempo e a porcentagem relativa aos acertos.

Assim, você poderá comparar seu rendimento anterior com o atual, conferindo se houve crescimento ou não. Se percebeu um decréscimo em relação a um conteúdo por meio da comparação… Opa! É o momento certo para demarcar esse determinado assunto que necessita de uma revisão.

Ou seja, se sua consolidação sobre Acentuação Gráfica decaiu, isso quer dizer que, talvez, o seu estudo não está bom e precisa de mais tempo para poder reler ou reassistir às videoaulas

Consolidação do estudo: confira seu rendimento 

Além disso, é necessário se atentar a alguns erros. As questões que você não acertou na nova bateria, são as mesmas que você havia errado anteriormente? Ou então você errou uma questão que tinha acertado antes?

Essas duas situações podem acontecer por diversos fatores. Sobre a primeira, você pode ter visto com certa dispersão os comentários sobre a questão na videoaula, ou pode não ter percebido a pegadinha, ou até pode não ter maturado bem o motivo daquele erro. Por outro lado, na segunda situação, é capaz de ter acontecido em razão de alguma distração ou, inclusive, à custa de um momento de pura sorte que não deu para repetir rs…

De todo modo, esse tipo de consolidação é necessário para nos mostrar em qual parte podemos melhorar e otimizar do nosso estudo!

Consolidação do estudo: trabalhe com questões da banca organizadora ou multibancas

O ideal é que as questões, com as quais você consolidará o seu estudo, sejam da banca organizadora do seu concurso público! É muito importante para que você perceba como é a  organização e a cobrança daquela banca

Caso ainda não tenha um certame certo, não tem problema! Pratique, então, com questões multibancas, correto?

Lembre-se: sempre haja como uma tropa em seu ciclo de estudo: para consolidar o que foi aprendido, você precisa primeiro progredir na aquisição do novo conhecimento, tal como a tropa deve avançar em seu objetivo para, logo após, conquistá-lo!  

Além disso, a fim de ter um bom ciclo de estudo, você precisa estar bem programado e organizado! 

Um grande abraço!

Professor Décio Terror

Confira nossos vídeos para te auxiliar no planejamento de estudo para o seu concurso público: 

Não perca nossos outros

O Login é obrigatório!

Você precisa fazer o login para responder às questões.
Caso não possua cadastro, faça seu cadastro gratuitamente.