Arquivos

Q-40064

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.Mantém a correção gramatical a substituição, por sinal de dois‐pontos, do ponto continuativo empregado na linha 4, anteriormente a “Alimentos” (linha 5), com o devido ajuste de letra...

Q-40061

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto, a forma verbal “contêm” (linha 6) pode ser flexionada no singular — contém —, caso em que passa...

Q-40058

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.Fica mantida a correção gramatical, ainda que possa haver alteração de sentidos do texto, caso se suprima o termo “características” (linha 7), além da vírgula que o antecede.

Q-40056

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.No texto, a expressão “Por sua vez” (linha 8) relaciona‐se com o período iniciado na linha 5, qual seja, “Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas”,...

Q-40054

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.Na linha 11, o elemento “Isso” retoma toda a sentença que o antecede, motivo pelo qual pode ser substituído por O que.

Q-40051

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.No trecho da linha 16, a expressão “ de raízes tuberosas com leguminosas” sugere se tratar de farinha de mandioca com feijão, ingredientes que compõem o famoso “tutu” (linha...

Q-40049

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.O sentido original do texto é mantido com a inserção, entre “vários” e “tipos” (linha 23), da palavra outros.

Q-40047

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto, julgue o item.Na linha 25, a forma verbal “contribuindo” pode ser flexionada no infinitivo — contribuir —, caso em que passaria a se relacionar com “formas solidárias de viver e produzir”.

Q-40045

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.Manteria a correção gramatical e os sentidos do texto o deslocamento, para o início do parágrafo, de “remonta ao início do século XX” (linha 1), com as devidas...

Q-40043

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.A expressão “dessa ciência” (linha 2) e o vocábulo “ela” (linha 2) retomam o termo “fonoaudiologia” (linha 1).

Q-40040

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.O elemento “‐las” em “‘tratá‐las’” (linha 4) faz referência direta a “distúrbios da comunicação” (linha 3).

Q-40038

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.Sem prejuízo para a correção gramatical, a forma verbal “esteve” (linha 5) poderia sersubstituída por estaria.

Q-40036

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.Seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos originais do texto caso a expressão “lançou mão” (linha 7) fosse substituída por abrir mão.

Q-40034

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.Na linha 9, o vocábulo “sua” retoma o elemento “linguagem”.

Q-40031

Julgue o item no que se refere às estruturas linguísticas do texto.Nas sentenças em que são empregadas, as expressões “Na década de 1920” (linha 9), “Nesse período” (linha 16), “na Escola Nova” (linha 25) e “Nesse contexto” (linha 31)...