Arquivos

Q-29676

Julgue os seguintes itens, considerando os aspectos textuais e gramaticais do cartaz precedente veiculado pelo Ministério Público Federal, no âmbito do projeto Amazônia Protege. As formas verbais “Acesse”, “conheça” e “consulte” caracterizam-se por uma uniformidade na flexão de modo e de pessoa.

Q-29666

Julgue os seguintes itens, considerando os aspectos textuais e gramaticais do cartaz precedente veiculado pelo Ministério Público Federal, no âmbito do projeto Amazônia Protege. No texto, observam-se trechos expositivo e injuntivo.

Q-29662

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue os itens subsecutivos. Os termos “da contribuição de brancos, negros e índios” (linha 4) e “de escravos” (linha 20) desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.

Q-29658

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue os itens subsecutivos. Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, as vírgulas que isolam a oração “que hoje se consideram constitutivas da nacionalidade” (linhas 17 e 18) poderiam...

Q-29654

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue os itens subsecutivos. O sujeito da oração iniciada por “Louva-se” (linha 2) é indeterminado.

Q-29639

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB1A1-II, julgue os itens subsecutivos. O uso do acento grave em “à mistura racial” (linha 13) é facultativo.

Q-29634

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue os itens a seguir. Na linha 13, o advérbio “inextricavelmente” tem o significado de inexoravelmente.

Q-29632

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue os itens a seguir. A seletividade que excluiu a raça negra do rol das raças que se misturaram para a constituição da cultura brasileira foi orientada por uma...

Q-29627

Acerca das ideias e dos sentidos do texto CB1A1-II, julgue os itens a seguir. Apesar de rejeitada no início da construção da identidade nacional, a contribuição da raça negra foi reconhecida como parte de um movimento de retomada...